quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Cesária Porto

Cesária Évora FOREVER!

Centenas de pessoas acompanharam hoje a transladação dos restos mortais da cantora Cesária Évora do Hospital Baptista de Souza, onde morreu no sábado, para a casa da artista, no dia em que o Mindelo parou para a homenagear.

À saída do hospital, no Mindelo, familiares, artistas, cidadãos mindelenses e turistas que se encontram na cidade saudaram a artista com palmas e muito choro.

Cesária Évora, que morreu no sábado aos 70 anos, será enterrada hoje à tarde no cemitério de São Vicente, sua ilha natal.

Já na casa de família, Cesária Évora foi saudada com uma morna pelos músicos presentes e durante alguns minutos o caixão esteve coberto com uma bandeira do Futebol Clube do Porto, homenagem de uma fã portuguesa.

Apaixonada por futebol e pelo FC Porto


"Ela era apaixonada por futebol e pelo Futebol Clube do Porto. Por isso, a senhora portuguesa colocou a bandeira e deixámos durante algum tempo, porque achamos que ela gostaria dessa homenagem", disse à agência Lusa, entre lágrimas, o neto de Cesária Évora, Adilson Évora.

A chegada do corpo da cantora foi acompanhada por dezenas de pessoas, algumas levando flores, num dia em que Mindelo parou para acompanhar Cesária Évora à sua última morada.

"Não podia ser diferente, Cesária Évora era a alma desta cidade e portanto todos devemos 'fineza' a Cise". Estamos aqui e de certeza que a cidade inteira irá acompanhá-la à sua última morada", disse à Lusa Marcos Pires, um mindelense que acompanhou o trajeto do hospital até à casa da artista.

"Mindelo sem Cise nunca mais será o mesmo"


"Nós éramos vizinhas desde há mais de vinte anos. Conheci-a menina ainda e posso dizer que ela não mudou com a fama, Cesária permaneceu fiel a si mesma, simpática, alegre e muito amiga de todos. Era uma excelente pessoa", desabafou à Lusa Maria da Cruz, em lágrimas.

"Todos nós, os vizinhos, falamos muito bem dela. Sempre que chegava de viagem a casa transformava-se num entrar e sair de gente. Ela recebia a todos, ajudava os que precisavam", disse uma outra vizinha, Joana Silva, que garante que "Mindelo sem Cise nunca mais será o mesmo".

"Esta rua é conhecida como a Rua da Cesária e espero que as autoridades saibam reconhecer isso e que passe a ser o nome oficial", declarou um outro vizinho Lima Santos, que conviveu com Cesária Évora há mais de trinta anos.

O corpo de Cesária Évora será levado para o Palácio do Povo, o símbolo da República em São Vicente, onde lhe serão prestadas honras de Estado pelo Presidente da República, pelo primeiro-ministro e pelo Presidente da Assembleia Nacional.



Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/emocao-choro-e-muitas-palmas-para-cesaria-evora=f695533#ixzz1hCmYSU32

Nenhum comentário: