terça-feira, 12 de abril de 2011

A INVEJA CEGA : Ao que chegou o mais maior clube de Lisboa!


O desporto em geral e o futebol em particular suscitam paixões que muitas vezes são difíceis de controlar, mas tudo tem que ter um limite e o Benfica desceu ao nível mais baixo de sempre, através da Benfica TV, ao colocar um comentador do programa Debate, chamado Sérgio L. Bordalo, a desejar a morte do presidente do FC Porto.

O FC Porto só hoje tomou conhecimento que Sérgio L. Bordalo, desde há muito comentador do referido programa, proferiu a seguinte frase na emissão da passada semana: “Eu desejo muito sinceramente que o presidente do FC Porto festeje o próximo título junto daqueles a quem dedicou este”.

Todos sabem que Jorge Nuno Pinto da Costa dedicou o título de campeão a Pôncio Monteiro, falecido em Dezembro de 2010, e a José Maria Pedroto, falecido em 1985. Sérgio L. Bordalo, na Benfica TV, órgão oficial do Benfica, revelou um inaceitável e indesculpável mau gosto, ao não ter respeito pelos mortos e ao desejar a morte de outro ser humano.

São estes valores, ou a falta deles, a que a direcção do Sport Lisboa e Benfica dá antena no seu canal oficial de televisão. Já todos sabíamos que a Benfica TV destila ódio ao FC Porto e aos seus adeptos, o que não imaginávamos é que a Direcção de um clube centenário dê-se cobertura a desmandos deste tipo, isto a pouco mais de uma semana de o nosso clube jogar de novo no Estádio da Luz.

O FC Porto está seguro de que a maioria dos adeptos do Benfica não se revê nestes comportamentos, mas responsabiliza a sua Direcção. Uma coisa é a Direcção do Benfica fingir que não teve nada a ver com o apagão, outra coisa será fazer de conta que também não tem nada a ver com a Benfica TV. Que se saiba, o Benfica não está em auto-gestão.

O FC Porto questiona as autoridades, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, o Ministério Público e o Governo da República se é para o incitamento ao ódio que se atribuem licenças de televisão?

O FC Porto aguarda um pedido de desculpas formal por parte da Direcção do Benfica.

Um comentário:

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Em 12 de Maio de 2010 efectuei uma participação juntamente com mais 6 pessoas contra a Benfica TV, devido às infelizes declarações do Dr. Pragal Colaço no programa “Em Linha” e “45 Minutos”, no qual afirmou que os benfiquistas deviam “pegar em armas e resolver isto de uma vez por todas”. http://www.youtube.com/watch?v=DHRNzNDRNQg
A ECR notificou a Benfica TV, que apresentou a sua defesa alegando nomeadamente que sendo programas de debate em directo, as declarações eram da responsabilidade dos que as fazem e que “o contexto em que as afirmações em causa foram produzidas corresponde a um mero exercício hiperbólico, não retratando,
seguramente, o pensamento e o desejo do seu autor.” … Rídiculo!!!!

A ECR nada fez contra a Benfica TV, fazendo apenas um apelo que “à luz da responsabilidade social e da ética de antena, a Benfica TV devem procurar assegurar que não sejam tecidos comentários que possam ser entendidos pelos telespectadores como um apelo à violência ou à justiça popular;”

Eis a Deliberação 35/CONT-TV/2010 da ECR:
http://www.erc.pt/download/YTozOntzOjU6ImFjY2FvIjtzOjg6ImRvd25sb2FkIjtzOjg6ImZp...Y2hlaXJvIjtzOjM4OiJtZWRpYS9kZWNpc29lcy9vYmplY3RvX29mZmxpbmUvMzczLnBkZiI7czo2OiJ0aXR1bG8iO3M6MjU6ImRlbGliZXJhY2FvLTM1Y29udC10djIwMTAiO30=/deliberacao-35cont-tv2010

Contudo a Benfica TV e os seus responsáveis não tem emenda, e assistimos ao impensável: desejar a morte a um ser humano, neste caso Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto.

Este Sérgio L. Bordalo além de em directo ter desejado a morte de um ser humano, não respeitou os que partiram, o que revela uma pessoa desequilibrada mentalmente, que se move pelo ódio.

Entretanto e contactado pela Agência Lusa, João Gabriel, director de comunicação do Benfica, esclareceu que o clube não ia reagir ao comunicado de indignação do FC do Porto: ”Não comentamos nem este nem nenhum comunicado do FC Porto, é-nos indiferente e não vamos alimentar polémicas”… bem isto é gravíssimo!


A Deliberação 35/CONT-TV/2010 da ECR não foi tomada em conta. Pede-se portanto à ECR que tome uma posição contra a Benfica TV, pois este tipo de declarações só geram violência e ódio que são totalmente inaceitáveis e intoleráveis.

Apresentem participações na ECR http://www.erc.pt/pt/balcao-virtual/formulario-de-participacoes. Eu já o fiz.

O futebol não passa de um jogo!

Abraço

Paulo Silva

http://pronunciadodragao.blogspot.com/