domingo, 13 de março de 2011

Franklim Pais supera os míticos Torcato Ferreira e António Livramento



Franklim José Ribeiro Pais nasceu a 7 de Dezembro de 1961 (tem 47 anos). Este antigo guarda-redes do FC Porto e da Selecção nacional começou a jogar Hóquei em Patins no Infante de Sagres. Era ainda muito jovem e estava longe de imaginar que a sua carreira o levaria a ser considerado um símbolo do FC Porto, o clube que mais tempo representou.
É curioso que, ainda antes de chegar ás Antas, Franklim representou o clube com quem disputou este ano a final do 'play-off' do campeonato nacional, a Juventude de Viana. O actual treinador do FC Porto representou os vianenses no início da década de 80, precisamente nos anos de ouro do Juventude. Recentemente, numa entrevista a um diário desportivo, Franklim lembrou, a propósito da final com o Juv. Viana, que "foi um dos clubes por onde gostei de passar e pelo qual dei tudo, mas já foi há muitos anos".

Franklim chegou ao FC Porto na época 1984/85. Até essa altura, o FC Porto tinha apenas vencido 2 campeonatos nacionais, 1 Taça de Portugal, 2 Supertaças e 2 Taças das Taças. Ou seja, a sua chegada ao FC Porto coincidiu com o início da nossa saga vitoriosa na modalidade, e que ainda hoje se mantém.
O melhor guarda-redes de Hóquei em Patins da história do FC Porto ficou associado a 16 dos 18 campeonatos que conquistámos na modalidade (Franklim só não foi campeão em 1982/83 e 1983/84). Aos campeonatos conquistados soma também um sem número de Taças de Portugal e Supertaças. A nível europeu, só lhe faltou vencer a Taça das Taças, pois o FC Porto venceu a competição (em 1981/82 e 1982/83) quando Franklim ainda representava a Juv. Viana. No total , são 48 (!) títulos ao serviço do FC Porto.
Como treinador, Franklim deve ser um caso único no Desporto nacional, pois esta semana garantiu o 8º (já vai em nove!) campeonato consecutivo na modalidade desportiva que em Portugal conquistou mais títulos, quer a nível de Selecções como de clubes.
Aos 8 campeonatos nacionais conquistados como técnico principal, Franklim junta ainda 6 campeonatos como jogador e 2 como treinador-adjunto (de António Livramento e Cristiano Pereira). Impressionante!



Como treinador, falta-lhe apenas ser campeão da Europa (perdeu todas as finais que disputou frente ao Barcelona), um título que venceu por duas vezes quando era guarda-redes (o FC Porto venceu o troféu em 1986 e em 1990). Franklim foi suplente utilizado (Domingos era o guarda-redes titular) naquela inesquecível final a duas mãos, frente ao Novara, em que o FC Porto chegou ao intervalo do jogo da 2ª mão a perder por 5-1 (venceu 7-5!), e foi titular na 2ª conquista da Taça dos Campeões Europeus, em 1990, frente ao Noia (vitórias por 6-0 e 5-2). A nível internacional, também merecem destaque as duas Taça CERS (era uma espécie de Taça UEFA do Hóquei em Patins) que conquistou enquanto jogador do FC Porto. A primeira, em 1993/94, numa vitória sobre o Vic (derrota por 2-5, na 1ª mão, e vitória por 7-1 na 2ª), e na segunda, em 1995/96, numa vitória sobre outra equipa espanhola, o Tordera (vitória por 3-0, na 1ª mão, e por 7-1 na 2ª).
O outro troféu internacional que conquistou foi frente a uma equipa portuguesa, quando o FC Porto derrotou (vitória por 9-3, na 1ª mão, e derrota por 3-4 na 2ª) a Sanjoanense, na Supertaça europeia 1985/86.

Franklim também foi internacional por Portugal em mais de 100 ocasiões, tendo-se sagrado por duas vezes campeão da Europa e campeão do mundo.
Já depois de terminada a carreira de jogador, o antigo guarda-redes do FC Porto viu o seu nome figurar numa eleição para o melhor «cinco» de sempre do clube: Franklim, António Alves, António Vale, Cristiano Pereira e Vítor Hugo.
Outra curiosidade: Franklim é dos poucos que recebeu o 'Dragão d´Ouro' como jogador e
como treinador
Em cima, na foto, recuperámos a equipa, orientada por Cristiano Pereira, que venceu o Novara na Final da Taça dos Clubes Campeões Europeus 1985/86.
Em cima (da esq. p/ dta): António Alves, Tó Neves, Domingos Carvalho, Vítor Bruno, Luís Almas e Realista;
Em baixo: (da esq. p/ dta): Vítor Hugo, Domingos, Franklim e António Vale;
in http://www.primeiraliga.com/pl/showthread.php?t=33097 (Tributo a Franklim Pais - Treinador do FC Porto) necessita actualização de títulos!


Nenhum comentário: